- Regis Public
Papai Noel, de onde você vem?
Certas coisas estão tão enraizadas na nossa cultura que às vezes nem sabemos como surgiram. Por exemplo, você sabe de onde veio o Papai Noel?

Nem sempre o Papai Noel foi esse velhinho simpático que usa vermelho e tem uma macia barba branca. Essas características surgiram na segunda metade do século XIX, quando um ilustrador e cartunista famoso dos Estados Unidos, Thomas Nast, criou uma campanha publicitária da Coca-Cola em 1930, mudando para sempre, a representação do Natal.

Tá, mas e como ele surgiu de fato? Reza a lenda que São Nicolau, era um velho milagreiro, especialmente generoso com os pobres e as crianças entre os séculos III e IV. Porém, não é possível dizer, com precisão, quando o costume de presentear as crianças no dia de São Nicolau, 6 de dezembro, foi transferido para o Natal, como é nosso hábito hoje em dia.

Além disso, também existe a crença de que a figura do bom velhinho criada pelo ilustrador Nast, então, foi inspirada na mitologia, em que Deus Odin, de longas barbas brancas, era conhecido por distribuir presentes às crianças do alto de seu cavalo voador.

Ou seja, em resumo, a Coca-Cola foi a responsável por juntar tantas referências e transformá-lo no maior símbolo natalino dos tempos. E aí, você conhecia essa história?