- Regis Public
Como isso foi permitido? Propagandas antigas e atuais que chocam
Atualizado: 27 de Fev de 2020
O tempo passa, com isso as regras, costumes e pessoas mudam. A publicidade e as propagandas refletem isso a todo momento.

Você viu alguma propaganda de cigarros nos últimos anos?
Ou então uma pessoa ingerindo álcool nas propagandas de cerveja?
Com certeza você respondeu não para a primeira pergunta, mas deve ter ficado se questionando a respeito da segunda frase.
Existem inúmeras propagandas antigas que são inconcebíveis e chocantes para os parâmetros que temos nos dias de hoje. Isso ocorre, porque as leis do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) mudaram com o passar dos anos.
Hoje, por exemplo, não é permitido:
Publicidade enganosa, relacionada ao produto ou marca;
Venda casada;
Publicidade abusiva por conteúdo ofensivo; e
Publicidade abusiva dirigida ao público infantil;
Veja abaixo algumas propagandas antigas que hoje nos fazem refletir e questionar “como isso já foi veiculado um dia?”.
Apesar das regras do CONAR, existem diversas propagandas atuais que também sofreram retaliação por serem inadequadas. Separamos 3 exemplos abaixo:
1 - Burger King e palavrões: durante a propaganda vários palavrões são falados e censurados com o "PI", e mesmo com a censura dos palavrões o povo não curtiu muito...
2 - Havaianas e a vovó: Uma senhora dizendo para a neta fazer sexo com Cauã Reymond? O CONAR não gostou nada disso...
3 - Renault e o valor de entrada: as parcelas precisam ser pagas depois de um tempo, mas e o valor de entrada? Ih, esse a Renault decidiu esconder...
Reunimos nesse post algumas propagandas que chocaram, foram desrespeitosas e/ou vista com maus olhos. E você, lembra de alguma que deve ser adicionada nessa lista? Conta para gente!